domingo, 29 de maio de 2011

Lasanha à bolonhesa

"Original" vs "Minha Versão"

Hoje deixo-vos a "minha especialidade" sempre que faço lasanha toda a gente adora...
Já me pediram a receita, eu dei as duas que vou postar, a receita em que eu me inspirei para fazer a minha versão e a minha versão, mas toda a gente diz que não conseguem fazer... Não fica igual à minha lasanha... porque será?

Primeiro vou deixar-vos a versão original e depois a minha adaptação.

Espero que gostem

Receita original

Ingredientes (6-8 pessoas)
  • 1/2 cebola
  • 1 cenoura
  • 1 pé de aipo
  • 3 colheres de azeite extra virgem
  • 60 g de manteiga +  a necessária para untar o tabuleiro
  • 80 g de carne de porco
  • 80 g de carne de vaca
  • 80 g de mortadela
  • sal, pimenta
  • 1 copo de vinho tinto seco
  • 600 g de lasanha fresca de ovo
  • 50 cL de molho béchamel
  • 80 g de queijo parmesão ralado
Preparação
  1. Limpe e lave os legumes, pique-os finamente e ponha-os a estufar em lume médio numa caçarola com o azeite e a manteiga
  2. Pique as carnes e a mortadela e junte-as ao estufado. Quando estiverem bem douradas tempera com sal e pimenta.
  3. Adicione o vinho tinto, tape a caçarola e deixe cozer o molho pelo menos durante 2 horas, em lume brando.
  4. Coza a lasanha como habitualmente durante cerca de 6 minutos; deita na panela água fria em abundância para fazer parar a cozedura e escorra imediatamente a massa, tendo o cuidado de não quebrar as folhas.
  5. Unte com manteiga um tabuleiro de ir ao forno, coloque no fundo uma camada de béchamel e uma camada de lasanha; cubra tudo com abundante quantidade de molho e polvilhe com queijo ralado. Repita as operações pela mesma ordem até terminar os ingredientes.
  6. Meta o tabuleiro no forno pré aquecido a 220ºC durante cerca de 10 minutos. Sirva imediatamente.
Esta é a receita em que eu me baseei para fazer a minha lasanha, não usei todos os ingredientes nem as quantidades que diz na receita




Agora é a vez da minha versão...

Lasanha a minha versão

Ingredientes (para 4 pessoas)
  • 1 cebola média
  • 2 ou 3 dentes de alho
  • 1 cenoura grande
  • aproximadamente 500g de carne picada (qualquer carne: porco, vaca, frango, peru)
  • 1 pacote de 500 mL de molho béchamel (às vezes faço o molho)
  • Azeite qb
  • Vinho branco (normalmente uso aquele vinho que se vende no supermercado em pacotes)
  • Lasanha (normal que se encontra no supermercado na zona das massas)
  • Queijo ralado qb
Preparação
Começo por preparar os legumes, pico a cebola, os alhos e a cenoura em cubinhos pequeninos, á vezes até faço a cenoura ripada, como se fosse para fazer salada.

Em seguida faço um refogado com azeite, a quantidade de azeite depende do tipo de carne usado, se for carne de aves coloco um bocadinho mais de azeite, se for carne de porco coloco um bocadinho menos porque esta já tem muita gordura...

Depois do refogado pronto, a cebola fica transparente, junto a cenoura e deixo cozinhar por mais uns segundos até a cenoura libertar algum suco...

De seguida junto a carne, tempero com sal e pimenta e deixo alourar um pouco, e adiciono o vinho branco, aproximadamente 250 mL. Deixo cozinhar, até o molho desaparecer, mas sem deixar queimar a carne, e até estar cozida

Entretanto ponho a lasanha a cozer, normalmente uso uma lasanha à venda no Minipreço, que diz que não é necessário cozer, mas para ser mais fácil de usar eu cozo apenas 3 a 4 minutos.

Quando a carne está cozinhada coloco tudo num tabuleiro em camadas: uma camada de molho béchamel; uma camada de lasanha; uma camada de carne, uma camada de queijo ralado; novamente molho béchamel; outra camada de lasanha e assim sucessivamente, terminando com uma camada de molho béchamel polvilhada com queijo ralado por cima de uma camada de lasanha.

Levo ao forno para gratinar. E está pronto!!!!!

Normalmente sirvo com uma salada

Espero que gostem

Não se esqueçam do ingrediente secreto....

2 comentários:

  1. Uai! tem muito bom aspecto!
    Lasanha de carne nunca fiz, só costumo fazer lasanha de vegetais, que também não fica má. Hei de experimentar qualquer dia
    (só agora é que respondi aos comentários no blog e vi o teu link :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lasanha de vegetais nunca fiz, tenho que experimentar um dia destes, também deve ser óptimo :)

      Eliminar

Obrigada por passares por cá!!
O teu comentário é bem vindo!!!
Eu respondo neste post ao teu comentário!!!
Obrigada por comentares!!!

Beijinhos!!

Tânia