sexta-feira, 2 de março de 2012

Máquina da Verdade

Enquanto escrevia o post anterior, esta a ver o programa da Fátima Lopes na TVI e fiquei estupefacta com aquilo que vi ...
Uma senhora foi ao programa de televisão só para provar ao marido que não era alcoólica e para isso submeteu-se ao teste do polígrafo, uma maquina que supostamente diz se estamos a mentir ou a falar verdade quando confrontados com determinadas perguntas...
Como eu fiquei tão espantada com aquilo decidi vir para aqui dizer o que me veio à mente sobre este assunto.
Esta senhora deve ter uma auto-estima do tamanho de 1 angstrom (unidade de medida normalmente utilizada para lidar com grandezas da ordem do átomo ou dos espaçamentos entre dois planos). Só alguém uma uma auto-estima muito pequena é que sente necessidade de provar seja lá o que for a quem for... Mas se a senhora sabia que não era alcoólica, se tinha a certeza do que dizia, o que a leva a um programa de televisão provar que ela está certa e que os outros estão errados? Será a facto de querer repor a verdade ou será uma vontade imensa de aparecer?
O que os programas de televisão fazem só para ter audiências, e como as pessoas são tão influenciáveis que vão nas cantigas deles e vão para ali expor a sua vida, habitualmente eu não vejo este programa, mas hoje liguei a televisão e automaticamente ela ligou na TVI e deparei-me com aquilo. no final da senhora responder às perguntas a Fátima Lopes fez algumas perguntas ao marido marido, e perguntou-lhe o que é que ele achava, se achava que a esposa era realmente alcoólica. Ele disse que achava que ela não era alcoólica, mas...Sim, mas... havia um mas... Mas que mas é que havia ali, ou acreditava na senhora ou não.
Eu já acho ridículo as pessoas irem para os programas de televisão fazerem-se de coitadinhos, contar a vidinha de injustiças e maus tratos e enfim, tudo o que se vê nesses programas, mas ir para ali para provar aos outros que o que se está a dizer é verdade acho do mais deprimente que há.
Isto são coisas de quem não tem mesmo auto-estima  nenhuma é preciso não ter confiança  em si para provar seja lá o que for a alguém.
No caso da senhora provou-se que era verdade o que ela dizia, mas será que acontece isto com toda a gente que vai submeter-se ao dito teste da maquina da verdade.
Mas aquilo não fica por ali, porque o senhor que esta a avaliar as respostas ainda dá a sua opinião sobre o caso como se conhecesse a vida da senhora e da família, esta a li a opinar sobre a inocência da senhora e até da razoes para os sintomas que a senhora tinha, que levaram o marido a acusa-la de ser alcoólica.
Neste caso foi provado que a senhora dizia a verdade, mas será assim com toda a gente que se submete a este teste da maquina da verdade?
As maquinas nem sempre nos dão os dados correctos, certo? Até que ponto a pessoa que está a avaliar as respostas das pessoas não erra?
Enfim... Ainda havia muito mais para dizer, mas o post já esta a ficar comprido e eu não quero estar aqui a maçar ninguém :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por passares por cá!!
O teu comentário é bem vindo!!!
Eu respondo neste post ao teu comentário!!!
Obrigada por comentares!!!

Beijinhos!!

Tânia